Diocese

A Diocese de Barra do Pirai foi criada pelo Papa Pio XI em 4 de dezembro de 1922. De seu vasto território destacado da Diocese de Niterói, foram desmembradas a Diocese de Valença, em 1925, a Diocese de Nova Iguaçu, em 1960, e a Diocese de Itaguaí, em 1980.

Só em 23 de julho de 1923, a Diocese de Barra do Piraí foi instalada, sendo nomeado seu Administrador Apostólico, Monsenhor José Maria Parreira Lara, sucedido em maio de 1925 por Monsenhor Alfredo da Silva Bastos. Esses dois dedicados administrativos lançaram as bases da nova diocese.

Por Decreto Consistorial, do dia 26 de janeiro de 1965, essa Igreja particular passou a denominar-se Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda. Compreende atualmente os municípios: Volta Redonda, Barra do Piraí, Resende, Barra Mansa, Itatiaia, Quatis, Porto Real, Rio Claro, Pinheiral, Mendes, Paulo de Frontin e Piraí.

A Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda ocupa no campo sócio-político-econômico nacional, um lugar de destaque. Está situada no eixo Rio – São Paulo, principal pólo de desenvolvimento do país nas últimas décadas, abrigando em seu território o símbolo do início da industrialização do país, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), empresa que impulsionou o crescimento industrial na década de 40, em Volta Redonda e em Resende o símbolo do Estado-Militar, a Academia Militar das Agulhas Negras.

Na correlação de forças e de interesses na sociedade, ao longo da história não teve e não tem uma política de aliança com o poder, pelo contrário, carrega na memória uma relação de conflito a favor dos mais desfavorecidos, que custou perseguição a dom Waldyr Calheiros de Novaes (falecido em 2013). Nos últimos anos, a diocese também foi governada pelo emérito dom João Maria Messi (OSM), dom Francisco Biasin e atualmente por dom Luiz Henrique da Silva Brito.

Bispo Diocesano

Filho do casal João de Brito e Narly da Silva Brito, Dom Luiz Henrique da Silva Brito nasceu em São Gonçalo, RJ, em 19 de maio de 1967. Cursou teologia e filosofia no Seminário de São José, no Rio de Janeiro, como seminarista da diocese de Campos. No seminário, foi prefeito de disciplina. Foi ordenado padre por Dom João Corso na Catedral Diocesana Santíssimo Salvador, em Campos dos Goytacazes, em 1991. Antes de ser nomeado bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Luiz Henrique foi pároco em três paróquias de Campos. Depois da formação no Rio de Janeiro em teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese e em Direito Canônico pelo Instituto Superior de Direito Canônico, concluiu em 2005 o mestrado em Roma.

Ao retornar à sua diocese de origem assumiu ainda mais duas paróquias. Foi nomeado bispo titular de Zallata e auxiliar do Rio de Janeiro em 29 de fevereiro de 2012 e ordenado bispo em 12 de maio de 2012.

Dom Luiz Henrique atuou como bispo animador do Vicariato Norte, dos vicariatos episcopais para a Caridade Social e para a Comunicação Social e da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral. Foi responsável pelos Círculos Bíblicos, pelas Comunidades Eclesiais de Base e pela Rádio Catedral, além de diretor das Escolas de Fé e Catequese Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Foi moderador da Cúria Metropolitana, Bispo Referencial do Vicariato Episcopal Urbano, da Pastoral Presbiteral, das Ordens Terceiras, Irmandades e Confrarias, do Economato, do Departamento Jurídico e da Administração dos Bens Temporais da Arquidiocese. Foi presidente da Comissão de Recuperação de Patrimônios, membro da Comissão Arquidiocesana de Aquisição de Terrenos e Evangelização, professor do seminário arquidiocesano de São José e bispo referencial dos Presbíteros e do Diaconato Permanente do Regional Leste 1 da CNBB.

Em 13 de março de 2019 foi nomeado bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda e no dia 11 de maio do mesmo ano tomou posse da referida diocese, sucedendo o até então bispo diocesano, Dom Francesco Biasin que tornou-se emérito.

FONTES DOS TEXTOS:

(Fonte: https://www.diocesevr.com.br/institucional, acesso em 22/08/2023)

Para mais informações sobre a Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda acesse:

(Fonte: https://cnbbleste1.org.br/bispos/dom-luiz-henrique-da-silva-brito/, acesso em 22/08/2023)