Nossa História

No ano de 2020 uma triste realidade assolou todo o mundo: a pandemia do COVID 19. Devido às restrições impostas pelos órgãos de saúde e de vigilância sanitária, todas as atividades que contavam com a aglomeração de pessoas deveriam ser suspensas e, por consequência, também as celebrações religiosas foram suspensas, ficando os fiéis impedidos de participarem da Santa Missa e das celebrações e reuniões na Igreja. Ao contrário do que se verificou em outros lugares, na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Porto Real, na qual está localizado o Santuário Diocesano de Adoração, os fiéis manifestavam cada vez mais, com fervor e entusiasmo, o desejo e a saudade da Santa Missa, da presença de Jesus no Santíssimo Sacramento, de poder recebê-lo em comunhão e de adorá-lo nos sacrários de nossas comunidades. As Santas Missas estavam sendo transmitidas pelos meios de comunicação da Paróquia, mas não era suficiente para corresponder com o desejo dos fiéis de participarem do banquete da Eucaristia. Realizamos algumas vezes procissões motorizadas nas quais levamos o Santíssimo Sacramento em todas as ruas de nosso território paroquial, e foi emocionante ver como todos manifestavam seu amor e sua adoração diante de Jesus que ia ao encontro de seus fiéis que, naquele momento, por conta da pandemia, não podiam ir até Ele. Como se agravava cada vez mais a pandemia, organizou-se uma semana de adoração ininterrupta ao Santíssimo Sacramento, na até então Comunidade Sagrado Coração de Jesus, em Floriano, para que os fiéis pudessem se revezar, de maneira segura e seguindo todas as indicações dadas pelas autoridades sanitárias, diante de Jesus pedindo pelo fim desse grande mal, a pandemia do COVID 19. Muitos fiéis quiseram participar deste momento, que acabou se estendendo por 15 dias seguidos de adoração 24h. Estava acontecendo um fenômeno admirável: ao contrário de muitos lugares onde a devoção e dos fiéis se esfriavam por conta das restrições impostas, víamos aumentar cada vez mais o fervor e o amor de nossos fiéis pela Santíssima Eucaristia.

Começaram a vir pessoas de outras Paróquias e cidades para adorar Jesus. Nossa cidade de Porto Real foi a primeira na qual as celebrações com a participação do povo foram liberadas, e tivemos de triplicar o número de Missas para que todos pudessem participar. Foi necessário criar horários especiais para atender um grande número de fiéis que vinham de todos os cantos da Diocese para participarem da Santa Missa. Nossa Paróquia foi, aos poucos, tornando-se um território eucarístico. Diante disso surgiu a inspiração no coração dos fiéis e do Pároco, Pe. Ronaldo da Costa Santos, de termos uma Igreja onde o Santíssimo Sacramento ficasse perpetuamente exposto para que todos os fiéis de nossa Diocese pudessem adorá-lo. A inspiração foi levada ao Bispo Diocesano que, depois de rezar e ponderar, deu sua benção e confirmou a inspiração, indicando a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Floriano, para que fosse o Santuário Diocesano de Adoração. A partir deste momento iniciou-se um grande movimento de mobilização e conscientização de toda a Paróquia e de toda a Diocese para que pudéssemos não só fazer as reformas e adaptações necessárias para que a Igreja fosse transformada em Santuário, mas também para suscitar o desejo pela adoração no coração dos fiéis, já que era necessário um grande número de adoradores para manter a adoração diurna num primeiro momento em nosso Santuário. A história do Santuário também se insere no contexto do Jubileu de 100 anos de criação de nossa Diocese e da celebração do III Congresso Eucarístico Diocesano. No ano em que nossa Diocese celebra esse marco tão importante dos 100 anos de sua criação, Deus nos presenteia com um Santuário.

E ainda mais, celebrando o III Congresso Eucarístico Diocesano, o Santuário surge como um fruto desta importante celebração, compromisso de todos os diocesanos em fazer com que a Santíssima Eucaristia seja cada vez mais amada e adorada em nossa Diocese. Um grande trabalho foi realizado com o esforço, dedicação e doações de muitas pessoas generosas que abraçaram esta obra e, no dia 30 de julho de 2022 o sr. Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique da Silva Brito, dedicou solenemente o templo e o altar e erigiu o Santuário Diocesano de Adoração Coração Eucarístico de Jesus. Atualmente as atividades do Santuário e a adoração eucarística acontecem apenas no período diurno, mas estamos trabalhando com empenho para que, em breve, nosso Santuário tenha a adoração perpétua, isto é, 24 horas por dia, 7 dias por semana e a nossa adoração nunca cesse.